segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Star trek – Coices nas estrelas



Todos conhecemos ou nos lembramos da série televisiva star trek que posteriormente deu origem a uma sequela para Cinema. O que nem todos sabem é que existiu um episódio piloto na origem desta série que se chama Xutospróespaço. Neste episódio podemos verificar que o verdadeiro comandante da nave é o “Captain Seagulls”, Zé Seagulls para os amigos.
O que marcou este projecto inicialmente foi a falta de silêncio durante as filmagens e a celebre frase que ficará para sempre na mente de todos “…Eu com a tua idade dava coices nas estrelas…” dirigindo-se aos membros mais novos da tripulação.
Os Inimigos ETs acabam por serem vencidos, não através das bolas enviadas para o espaço (como é visível na foto), mas porque os ETs já não aguentavam a falta de silêncio em seu redor. Não havia batalha em que o Captain Seagulls, não tentasse distrair os inimigos das suas tarefas de conquista, usando para isso a comunicação verbal, mas num tom ensurdecedor.
Neste episódio, mostra em determinada altura o Captain Seagulls com o seu amigo Spock, que veio não se sabe bem de onde, mas que mais tarde será explicado, noutros episódios. Na foto podemos ver o ar satisfeito do Captain Seagulls, ao contrário do ar apreensivo de Spock, que parece temer o pior. A acção passa-se à porta de uma casa de diversão nocturna, o Bauhaus, local esse, onde o Captain Seagulls irá conhecer o futuro e leal amigo, de seu nome Fialho. Fialho é um cliente residente deste espaço nocturno, ainda hoje, quem por lá passa poderá dar de caras com este artista.

Star trek - Xutosproespaço, era sem dúvida um projecto com pernas para andar, apenas com o senão do barulho de fundo captado pelos micros. Este barulho era intermitente, tendo pequenos intervalos de silêncio. Por causa deste ruído, os telespectadores eram obrigados a mudar de canal ou assistir à série sem som. Isso condicionou as audiências e por consequência colocou em risco o futuro do projecto.
Apercebendo-se da causa do ruído, a direcção da série não teve outra alternativa senão substituir o Captain. Captain Zé Seagulls teve de abandonar o projecto, dando então origem ao famoso Captain Kirk. Ainda hoje, varias associações de surdos contestam, mostrando-se indignados pela troca de personagens. Reclamam que comandante da Nave Enterprise só há um, Zé Seagulls e mais nenhum.
Por tudo isto, a famosa frase que marcou gerações ainda se ouve por aí “…Eu com a tua idade dava coices nas estrelas…”

Sem comentários:

Enviar um comentário