terça-feira, 12 de maio de 2009

É assim tão difícil de acreditar?!

O dia de hoje ficará para sempre marcado na história do futebol, depois de Jonas, num comunicado bastante emocionado, ter anunciado que se retira dos relvados para se dedicar de corpo e alma à dança profissional. Já corriam rumores à algum tempo que, mais cedo ou mais tarde, isto poderia acontecer, e esses rumores tomaram a forma de decisão irreversível após os acontecimentos do jogo de sábado passado. Estavam decorridos trinta e três segundos de jogo, quando Jonas que seguia isolado para a baliza da equipa adversária, ao ouvir um som distante de kizomba que provinha de um carro que passava na estrada ao lado, desinteressou-se completamente pela bola, e movido pelo diabo da Dança que existe dentro dele, agarrou-se a Celestino, guarda-redes da equipa adversária que tinha saído da sua baliza para fazer a mancha, e começou a dar uns passinhos de kizomba agarradinho a ele. Celestino comentou posteriormente que, em oitenta e sete anos que leva de futebol nunca lhe tinha acontecido nada de semelhante. Este momento teve o condão de, duma forma totalmente inexplicável, contagiar todos os elementos que se encontravam dentro do terreno de jogo. Em poucos minutos aquele que deveria ser o palco para uma bela jogatana de futebol transformou-se num salão de dança, e era vê-los uns no seu habitual estilo roqueiro agarrados às suas guitarras imaginárias, outros mais habituados à música techno ,à martelada na cabeça uns dos outros para melhor atingirem o estado de cabeça a latejar com que normalmente ficam depois da “night”, e ainda outros que se dedicaram à dança do ventre (que espectáculo degradante foi assistir a Abílio, Marinho, João Luís e Companhia efectuarem todos aqueles movimentos pélvicos). Foi uma manhã diferente, que apenas ficou ensombrada pelo facto de Fausto aka “F de Quide” tê-la acabado barricado no balneário depois de ter sido perseguido por todo o Grupo em fúria após, e aproveitando o momento musical, ter começado a cantar o seu novo tema “Nosotros somos los campeones” (cover em espanhol do famoso tema dos Queen). Assim, só nos resta desejar a Jonas, o verdadeiro pequeno grande jogador, o maior sucesso na sua nova carreira, sabendo ele que será sempre recebido de braços abertos no seio deste Grupo, se e quando decidir voltar. Até sempre!

Patrocinios e BEER ZONE




É com enorme alegria que anunciamos as onze voltas dadas pelo nosso contador, que conta já com aproximadamente 900 visitas, após tal acontecimento. Penso que seria bom acrescentar mais uns dois dígitos à esquerda, só para tornar a coisa mais real. Existem Táxis 190D em Lisboa que o conta-quilómetros não deu tanta volta, de salientar que alguns dos táxis já têm mais de 20 anos de existência.
Ora, posto isto, devo dizer que nem tudo é bom, existe sempre o reverso da medalha. Ao contrário do que seria o ideal, isto é, termos um patrocinador para o nosso Blog, este enorme nº de visitantes, pode trazer o perigo de alguns patrocínios surgirem a nível individual e não a nível colectivo.
Foi na nossa BeerZone (zona dos Duros) que tudo se passou, também já ouvi falar da SumolZone e ColaZone, mas nunca fui lá. Calculo que é para lá que o pessoal que não frequenta a BeerZone vai conviver, dado que raramente fica nesta zona para o “conbíbio”. Sei, de fonte segura, que o Quinas ganhou coragem e esteve na BeerZone. Consta que depois da segunda cerveja, já só queria ir até ao SumolZone, ver como estavam as coisas por lá.
Estavam alguns de nós a ter um particular momento de descontracção, quando a dada altura, depois de outra rodada, um dos nossos, carismático jogador e amigo, começou a apresentar um equipamento que lhe tinha sido fornecido pelo seu novo patrocinador.
“É impermeável e tal, e os calções de cetim são…blá…blá…”. Todos ficamos espantados, não pelo equipamento em si, que até dá ares de ser, o do seu clube preferido, mas pela publicidade que este tinha, (Ver fotos, quem sabe este portal GLS será o futuro patrocinador do Benfica).
Obviamente que o “Simpatizante” supramencionado, é livre de usar o que quiser nos nossos jogos, seja qual for a Causa em que acredita e defende.
Não vamos falar em nomes, vamos apenas chamar-lhe “Simpatizante 33”. Acreditamos que seja apenas simpatia e nada mais, apesar de que cada um ser livre de ter as orientações sexuais que bem entender, e claro está, não tem mal nenhum, dizem.
Fica o alerta de que mais patrocínios poderão aparecer por aí.

A direcção deste grupo, não pode deixar de clarificar o seguinte:
Os patrocínios individuais são da inteira responsabilidade de cada um. Esta direcção encontra-se isenta de qualquer responsabilidade acerca deste assunto ou de qualquer outro.


Grande abraço Simpatizante 33,

Contigo vou a qualquer torneio (dependendo apenas da publicidade das camisolas e também dos organizadores da competição)

Temos de ser Duros, apareçam!

Hilariante

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Memórias...

Um clube da pinga... como nós, mas que joga menos...

http://atleticodocacem.blogspot.com/

Serve para matar saudades a muitos!!!

JOGOS DA PRÉ-EPOCA



AVISAM-SE TODOS OS MEMBROS QUE JÁ ESTÁ SELECIONADA A EQUIPA COM QUE IREMOS DISPUTAR OS JOGOS DA PRÓXIMA PRÉ-ÉPOCA.



OS DETALHES DOS ENCONTROS ESTÃO A SER NEGOCIADOS COM A CAPITÃ DA EQUIPA ADVERSÁRIA, A QUEM ESTOU A MOVER UMA MARCAÇÃO EM CIMA, POR BAIXO, DE LADO, DE PÉ, DEITADO... ONDE ELA QUISER...

...PROCURA-SE...




Foi vista pela última vez na companhia de um "meliante" que a pontapeava "sem dó nem piedade" e diga-se de passagem, com pouco jeito... a dirigir-se a grande velocidade para um matagal espinhoso, nos arredores do estádio do Sabugo.




É favor contactar o GDRAC caso a encontre ou a veja... é favor não a pontapear, está habituada a "pézinhos de lã" e a "predestinados"...








O FUTURO

Aproxima-se rapidamente a altura em que se começa a fazer a preparação da próxima epóca (embora haja clubes profissionais que já o façam desde Janeiro, sinal de eficiência ou de tentativa de escamotear mais uma epóca de miséria e desilusão, mas isso é algo que deixo para os entendidos perceberem).

Nós, o GDRAC somos uma máquina diferente, altamente eficientes, prevenidos e precavidos como somos (não se vá dar uma calamidade/catástofre, o Armagedão... como a de nos faltarem as "mines"!!), não podiamos deixar de nos preparar para a epóca que se avizinha com afinco e minucioso detalhe.

Nesse sentido inicaram-se já os trabalhos de prospecção de talentos, tendo chegado notícias aos pasquins diários, que existe a possibilidade de "Zeca da Moca" reforçar o riquissímo e talentoso plantel do GDRAC.

"Zeca da Moca", "zagueiro" de vocação, fortissímo na marcação homem-a-homem, na placagem aos adversários e nos lances de paragem de peito (fruto do corpo moldado pelo fumo do tabaco e pelos incontroláveis problemas intestinais de que padece), é sobejamente conhecido pelo uso de utensílios na cerrada marcação que move aos adversários, quer dentro da sua área, quer junto do quentinho do chuveiro (consta ser fã do "boca-doce"?!)...

Aos primeiros rumores do seu ingressos, levantou-se um sururu no balneário, sendo que correram rumores acerca da verdadeira razão para o excesso de elementos a quererem jogar a ponta de lança (porventura a candidatarem-se a serem "cobertos" pelo personagem)...

Apenas o tempo dirá acerca da veracidade do seu ingresso no GDRAC, bem como a receptividade do plantel a um elemento tão distinto!!



Mas porque de futuro falamos, não podemos deixar de saudar os que serão os futuros atletas do GDRAC...

Foi com alegria, que o repórter enviado à academia de formação do GDRAC, encontrou os pequenos "grandes" atletas, a trabalhar com afinco e dedicação, não se poupando a esforços no sentido de seguirem o exemplo dos seus progenitores, na vertente desportiva onde estes chegam a atingir momentos de verdadeira excelência, naquele que será, isto se dos nossos esforços tal depender, um verdadeiro desporto olímpico do futuro!!!
O levantamento da garrafa, em algumas das suas várias modalidades;

  • 33cl Livres
  • 33cl de penalty
  • 25cl de bruços
  • 25cl de rastos
  • Estafeta de "mines"
  • Triatlo da cerveja ("Mines", Médias e Imperiais)

e demais modalidades conexas...

domingo, 10 de maio de 2009

"Mais um Tetra"


Caros amigos, estava à espera da altura certa para deixar uma pequena mensagem e que melhor altura hoje, que o melhor CLUBE DO MUNDO conquista mais um título, mais um "TETRA", a todos que dizem que somos um CLUBE de BAIRRO, não percam a esperança para o ano à mais!!!!!!

Um Abraço a todos !!

A verdade...

Análise: Benfica ainda se comporta como um «grande»?

Classificação da Liga portuguesa
O Benfica está mais perto do quarto classificado do que do líder. A frase não traduz o olhar distraído para a tabela deste campeonato, é o resultado da análise das edições da prova no século XXI.

Se a história e o número de adeptos não permitem duvidar de que Benfica, F.C. Porto e Sporting são «grandes» e todos os outros «pequenos», os números das últimas dez edições da Liga apontam outra tendência.

De facto, vistos os dez últimos campeonatos (de 1999/00 até às 27 jornadas de 2008/09) o quadro é diferente.

Pontos
F.C. Porto, 727 Sporting, 662 Benfica, 639 Clube classificado em quarto lugar ou acima do Benfica*, 576

Estes números permitem concluir que a principal luta do Benfica é com o Sporting. Pelo segundo lugar. No entanto, o clube de Alvalade tem conquistado vantagem desde que os «encarnados» foram campeões, em 2004/05. A diferença vai já em 23 pontos.

Depois, os números revelam um dado surpreendente: o Benfica está mais perto do primeiro «pequeno» clube do que do indiscutível dominador do século XXI, o F.C. Porto.
Os «encarnados» somam mais 63 pontos do que a soma do «pequeno» melhor classificado em cada uma das edições deste século. Mas têm menos 88 pontos do que o F.C. Porto.

Em média**, o F.C. Porto faz 72,7 pontos, contra 63,9 do Benfica. Ou seja, quase nove pontos de diferença. O Sporting fica-se pelos 66,2 e o primeiro «pequeno» soma, em média, 57,6 pontos.
Ou seja, esta temporada o Benfica está, para já, ainda mais distante do F.C. Porto e mais próximo do primeiro pequeno. Pior do que tendência da década, portanto.

Outras tendências

Quando se olha para os golos marcados e sofridos, no mesmo período, percebe-se que a maior diferença entre o Benfica e os outros «grandes está na facilidade em encaixar golos.
Golos marcados F.C. Porto, 614 Benfica, 564 Sporting, 559 Clube classificado em quarto lugar ou acima do Benfica*, 517
Os «encarnados» marcaram menos 50 golos do que o F.C. Porto (ou seja, menos cinco por época), mais cinco do que o Sporting e mais 45 do que o primeiro «pequeno». Também aqui estão mais distantes do líder do que do perseguidor, o que é ainda mais verdadeiro para o Sporting. Aliás, este está a ser o pior ano de Paulo Bento, com apenas 40 golos marcados, contra 48 do Benfica e 55 do F.C. Porto. O Nacional leva 45.
Golos sofridos F.C. Porto, 223 Sporting, 272 Benfica, 300 Clube classificado em quarto lugar ou acima do Benfica*, 352
Estes números revelam que é muito mais difícil fazer golos ao F.C. Porto e ao Sporting do que ao Benfica. E, de novo, colocam os «encarnados» mais próximo do «pequeno» perseguidor do que do clube que domina a década.
Conclusão: o comportamento do Benfica esta época só pode ser surpreendente para quem não analisa tendências. Os «encarnados» estão no local que tem sido o seu no século XXI: em terceiro, mais perto do quarto do que primeiro. Esta época apenas um pouco pior do que a média das últimas dez edições. Será que isto ainda é comportamento de um «grande»? Tem a palavra o leitor.
* Ao contrário de F.C. Porto e Sporting, o Benfica já por três vezes ficou abaixo do terceiro lugar, nas últimas dez edições. Para efeitos desta comparação, somaram-se os pontos dos clubes que ficaram em quatro lugar. Ou o melhor classificado, nas temporadas em que o clube da Luz fez pior do que terceiro
** Há campeonatos com 18 e com 16 clubes

quarta-feira, 6 de maio de 2009


Caríssimos...


Eis a minha primeira contribuição para este espaço de amigos da pinga, que por acaso também gostam de dar uns chutos na bola... vale mais o gosto do que o jeito... mas fica a intenção!!!


Como prometido aqui ficam umas palavras para reflectir, nesta nova rúbrica a que chamo "O cantinho do Leão".


terça-feira, 5 de maio de 2009

PARA QUEM TINHA DÚVIDAS...


1º jogo sem história, 2º jogo com a história toda

ATÉ A CLAQUE DELIROU COM AQUELE 2º JOGO (o da história!)


O público do Sabugo presenciou o pior jogo que alguma equipa já lá realizou este ano, mas em compensação presenciou também o melhor jogo até agora realizado este ano. Os da semana passada também tiveram este nível, mas este teve o mesmo nível e foi abrilhantado pelo sal dos golos.


Azuis:

Paulo 3 (sofreu com a inercia da equipa no primeiro jogo, excelente a lançar o contra-ataque))

3 (bem a atacar)

Evandro 4 (excelente em todos os aspectos menos no apoio ao lobo no 1º jogo)

Lobo 2 (com pele de cordeiro, mas só no 1ºjogo. Vamos fazer de conta que só chegou de lua-de-mel ao meio-dia)

João (águas) 3 (tenta dominar bolas em locais pouco propícios)

Pedro (amigo J.Correia) 3 (a preencher bem o meio-campo no 2ºjogo)

Fausto 4 ( alguns passes errados, mas compensados pelo labor. Excelente golo)

Zé 4 (um trabalhador nato, a coroar a sua exibição com 2 golos, o ultimo dos quais a dar a vitória. MVP hehe)

Gonçalo 2 (mal a defender, deu pouco apoio ao João)

Marinho 3 (sem golos mas cumpriu, é do XANAX)



Laranjas:

Celestino 3 (um autentico orientador de homens, para além de 3 ou 4 excelentes estiradas)

Miguel 4 (um golo de levantar o estádio do sabugo)

Jaime 3 (o ponta de lança adversário deu-lhe água pela barba)

Féria 3 (se não fosse aquele ultimo lance...)

J. Correia 3 ( lá continua no seu feijãozinho com arroz)

Alfredo 4 (o box to box dos laranjas. O outro MVP)

Bidi 4 (leitura e simplicidade)

Dino 4 (a paragem forçada não se fez notar. O gajo ainda sabe fazer golos...)

P. Reis 4 (excelente 1º jogo)

domingo, 3 de maio de 2009

É assim tão difícil de acreditar?!

A claque do Grupo Desportivo e Recreativo “Os Amigos do Copo” foi eleita pela imprensa mundial da especialidade (e quando digo especialidade, refiro-me ao futebol em concreto e não à palhaçada como muitos poderiam supor) como a mais disciplinada e correcta relativamente à época 2008/2009. Esta eleição premeia uma claque que, hoje em dia, pauta a sua conduta pelo respeito relativamente a todos os intervenientes na jogatana de futebol. Hoje em dia reduzidos a três elementos (sendo que dois deles são pagos através da verba que consta no orçamento do clube na rúbrica “Dinheiros pagos a pessoal que afirme que são do nosso clube desde pequeninos”), esta claque já chegou a ser constituída por cerca de quinhentas e trinta pessoas. O chefe da claque, de sua alcunha “Emplastro” (exactamente aquele que estão a pensar, e que para surpresa de toda a gente passou de um momento para o outro a afirmar que afinal o seu pai era o Araújo), diz que a claque já sofreu uma longa evolução até se tornar naquilo que é hoje. Ele recorda o momento que se traduziu no ponto de viragem que levou a claque a alcançar este prémio nos dias de hoje. Tudo aconteceu num jogo em que a sua equipa estava a jogar ainda pior do que era normal (parece impossível de acreditar, mas há certas coisas que por muito más que sejam continuam sempre a atingir patamares mais baixos) o que levou a que os cerca de quinhentos e trinta adeptos começassem indiscriminadamente a lançar umas bocas para dentro do terreno de jogo. Frases como “Oh suas amélias do caralhpiiiii! Mas vocês não fazem a putpiiiii dum passe de jeito?”, “Metem-se a noite toda nas putpiiiiis, e depois não têm tesãpiiiii para jogar!” ou “Cabropiiiiis do caralhpiiiii! Se em vez de ser para meter a bola na baliza fosse para meter o caralhpiiiii na conpiiiii de uma putpiiiii qualquer, era certinho!”, não caíram bem no seio do grupo o que fez com que, por unanimidade, pedissem a três membros do grupo habituados a situações que envolvam claques e controle de massas, que agissem. Alfredo, Nélson e Paulo rapidamente saltaram do relvado para as bancadas (e que diferença de qualidade existe entre os ver a jogar futebol e a distribuir “fruta”, embora no relvado “fruta” também não lhes seja uma palavra estranha), e num ápice tudo se resolveu a bem (desde aí nunca mais houve comentários por parte da claque à qualidade de jogo da equipa) ou a mal (foram registadas cento e cinquenta e três chamadas no INEM com pedidos de assistência). Desde aí o método de selecção natural (ou nos apoiam ou levam porrada!) tem feito com que a claque tenha atingido este valor baixo de três pessoas. Mas como já se sabe o que interessa é a qualidade e não a quantidade, e que fica expresso ne resposta que Alfredo, Nélson e Paulo deram quando instados a respoder a como é que eles sentiam o apoio da claque dentro de campo, “Basta olharmos para eles. Se piscarem uma vez os olhos é porque estão a gostar da exibição, se piscarem duas vezes é porque não estão a desgostar de todo da exibição!”. Haverá maior simplicidade que esta? Esta é uma verdadeira claque do Futuro.